13 de junho de 2017

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

Trânsito
FROTA DE UBERABA É A 54ª COLOCADA ENTRE MAIS DE 5.500 MUNICÍPIOS BRASILEIROS PESQUISADOS PELO IBGE
Entre 5. 570 municípios pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE, Uberaba (MG) é a 54ª colocada no ranking do número de veículos. Informação se refere a 2016 e indica que a cidade subiu dois pontos percentuais desde 2010 – saltando de cerca de 150 mil veículos para mais de 213 mil.
Não por acaso, Uberaba foi contemplada com recursos para implantar o BRT (Bus Rapid Transit), ou Transporte Rápido por Ônibus - o sistema de transporte coletivo de passageiros que proporciona mobilidade urbana rápida e eficiente por meio de infraestrutura segregada com prioridade de ultrapassagem, operação rápida e frequente.
Grande parte do sistema já está em funcionamento, e outra parte – com obras avançadas, deve ser entregue em agosto de 2017.

Salas de aula
EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE UBERABA PODE TER NOVO CONCURSO PÚBLICO EM 2018
Prefeitura de Uberaba deve realizar novo concurso público em 2018 para o preenchimento de vagas nas escolas municipais. Previsão é da titular da Secretaria de Educação, Silvana Elias, revelando que grande parte dos aprovados no último concurso já foi convocada, e que para muitas funções nem existe mais quadro de reserva.
Pelo menos dois fatores provocaram a situação atual: muitos convocados não assumiram e vários educadores estão agilizando suas aposentadorias para fugir da reforma da Previdência. Para se ter uma ideia, na última convocação, dos 69 profissionais chamados, 12 não compareceram para assinar o termo de posse.

DIOCLÉCIO CAMPOS FOI VEREADOR NO TEMPO EM QUE NÃO TINHA SALÁRIO

CÂMARA HOMENAGEIA CIDADÃOS CENTENÁRIOS DE UBERABA
Câmara de Uberaba rende homenagens a dois centenários da cidade: Maria Dolores Segobia e Dioclécio Campos. A pedido do autor do requerimento - vereador e presidente do PHS/Uberaba, Franco Cartafina, as homenagens vão acontecer nas respectivas residências, em razão de ambos estarem enfrentando problemas de saúde.
Filiado na época à União Democrática Nacional – UDN, Dioclécio Campos foi vereador na legislatura 1955/1958, quando a função não era remunerada. Ele é autor da lei que criou o Teatro Municipal de Uberaba – atualmente sediado no Cine Vera Cruz.
Ex-bancário, formado em Ciências Contábeis, Dioclécio também foi empresário do setor imobiliário. Viúvo de Anna dos Reis Campos, com quem teve sete filhos, casou-se pela segunda vez com Marlene Ferreira, com quem compartilha sua vida há mais de 30 anos.



RÉDEAS CURTAS
Desde 30/04/2017 sem comando, o PSB de Uberaba estaria prestes a ser oficialmente dirigido pelo deputado estadual Antônio Lerin, que até então, mantém um “comando” extraoficial – sob a presidência do amigo e seguidor Irizon Amaral de Arantes. Sem encrencas internas. Dizem as más e as boas línguas que Lerin quer, ele próprio, pegar o boi pelo chifre.

AS LENTES DO REPÓRTER-FOTOGRÁFICO ENERSON CLEITON CAPTARAM DIREITINHO A
POSIÇÃO DO TUCANATO BRASILEIRO: METADE DENTRO E METADE FORA
ENCRENCA POUCA É BOBAGEM
Já o PSDB de Uberaba – também sem comando desde 17/05/2017, é pura encrenca. Não se tem notícias se o último presidente, Karim Abud Mauad, voltará ao cargo – e motivos não faltam para dúvidas. Tomou a legenda dos tucanos históricos – que debandaram para outros ninhos; lançou candidato a vice-prefeito em 2016 (o vereador Samir Cecílio) contrariando a cúpula do partido, perdeu a eleição e ainda ficou sem representação na Câmara de Uberaba... E não bastasse isso, dizem as más e as boas línguas que vários ex-históricos estariam tentando recuperar as penas.
Enquanto isso, a decisão do PSDB nacional de permanecer na base aliada do governo de Michel Temer (PMDB) provocou um desastre extra. Autor principal do pedido de  impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT), o jurista Michel Reale Jr. se desfiliou da legenda – em meio a um barulhão na imprensa.
"Espero que o partido encontre um muro suficientemente grande que possa servir de túmulo", disse ele em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, repercutida Brasil afora.

PROMOTOR JOSÉ CARLOS FERNANDES CONVERSA COM PREFEITOS
(FOTO: LÚCIO CASTELLANO/AMVALE)
Transparência
ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS E MINISTÉRIO PÚBLICO SE UNEM PARA ALERTAR OS PREFEITOS SOBRE PORTAL 
Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande/Amvale, Ministério Público Federal/MPF e Ministério Público de Minas Gerais/MP-MG) reuniram prefeitos e/ou representantes de cidades do Triângulo Mineiro, em Uberaba, para alertar sobre a obrigatoriedade de se implementar o Portal da Transparência.
O procurador do MPF/Uberaba, Thales Messias Pires Cardoso, e o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça e Defesa do Patrimônio Público de Minas Gerais, promotor José Carlos Fernandes Júnior, foram claros: o não cumprimento das normas previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal, na Lei de Transparência (131/2009) e na Lei de Acesso à Informação (12.527/2011) pode levar o gestor a responder pelo crime de improbidade administrativa.
Por sua vez, o presidente da Amvale, vice-presidente da Associação Mineira de Municípios/AMM e prefeito de Pirajuba, Rui Ramos, explicou que a intenção do evento foi a de orientar e esclarecer os prefeitos sobre a necessidade de se investir na transparência da coisa pública. “Esse é um trabalho preventivo; estamos trabalhando, também, com os demais órgãos para que as penalizações sejam evitadas”, diz ele.
Thales Messias lembrou que os municípios tiveram tempo suficiente para adequar-se, mas que nem todos cumprem a lei. “Esperamos que em 60, 90 dias todas as exigências sejam cumpridas” – disse.
José Carlos Fernandes detalhou os projetos “Viajante errante, passos sem rumo” – sobre prestação de contas de viagens, e “Águas Limpas” – o Portal da Transparência, reafirmando que são prioridades no Plano Geral de Atuação do MP-MG, para 2017.
Ele revelou que 300 promotores de Justiça fazem, no momento, um diagnóstico pertinente aos portais da transparência dos municípios mineiros.
Também participaram da reunião os promotores de Justiça Rodrigo Lionel (Conceição das Alagoas), Bárbara Francine (Perdizes), Erich Caldeira e Silvana de Oliveira (Iturama), Daniela Campos (Frutal), João Davina, Cláudia Marques e Glaucia Maldonado (Uberaba).

PROCURADOR THALES MESSIAS - DURANTE ENCONTRO COM PREFEITOS
(FOTO: LÚCIO CASTELLANO/AMVALE)
Bom exemplo
PREFEITURA DE UBERABA LEVA 10 NO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA 
Procurador do Ministério Público Federal/Uberaba, Thales Messias, aproveitou reunião promovida em parceria com a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande/Amvale, para anunciar que o Portal da Transparência da Prefeitura de Uberaba alcançou nota máxima no ranking de avaliação do MPF. Em 2016 a nota foi 8, e desde então, a ordem do prefeito reeleito Paulo Piau (PMDB), era pra que o governo se empenhasse para atingir 10.
O controller Carlos Bracarense avaliou que a nota do MPF significa que o Portal da Transparência da Prefeitura de Uberaba está muito perto de atingi 100% das exigências previstas nos projetos “Águas Limpas” e “Viajante errante...”, do Ministério Público de Minas Gerais, lembrando que, neste caso, as exigências são mais amplas. “Queremos ser referência também no Estado”, ressaltou Carlos Bracarense.

MARCOS MONTES USOU SEUS ESPAÇOS PARA DEFENDER A REFORMA POLÍTICA, JÁ!
(FOTO: CLÁUDIO BASÍLIO DE ARAÚJO/LIDERANÇA PSD)
Crise política em debate
LÍDER DO PSD DIZ QUE MODELO POLÍTICO BRASILEIRO SE ESGOTOU 
"A corretíssima operação Lava Jato, a insatisfação popular, o resultado do julgamento da chapa Dilma/Temer no TSE, tudo indica que o modelo político do Brasil se esgotou, que são necessárias mudanças urgentes, amplas e profundas".  Desabafo é do líder do PSD na Câmara, deputado federal Marcos Montes (MG), em sua coluna semanal em jornais mineiros e nos espaços no site e redes sociais. Para ele, a reforma política é imprescindível e urgente.


Cultura
VIONCELADA PEIRÓPOLIS MOVIMENTA UBERABA COM AULAS E CONCERTOS 
Nem só de dinossauros vive Peirópolis – o bairro rural de Uberaba que atrai milhares de visitantes para conhecer o rico acervo de fósseis encontrados e abrigados no local.
De 14 a 18 de junho acontece a Violoncelada Peirópolis. Em destaque, os solistas Kayami Satomi e Gabriel Gonçalves, que serão acompanhados pela Orquestra Municipal de Uberaba sob a regência do maestro Eliézer Tiago de Oliveira. Detalhe: entrada é gratuita.
Durante os cinco dias de programação, o encontro de violoncelos vai oportunizar momentos de aprendizagem intensiva, troca de informações, apreciação musical e performance aos violoncelistas da região e de todo o país, desde principiantes a avançados de todas as faixas etárias.
Além do cronograma artístico com concertos e recitais, o encontro possui também um cronograma pedagógico que prevê aulas e máster classes ministradas por professores renomados, como Kayami Satomi (UFU – Uberlândia/MG), Matias de Oliveira Pinto (Alemanha), Hugo Pilger (UniRio– Rio de Janeiro/RJ), Eduardo Swerts (Orquestra Filarmônica de Minas Gerais) e Gabriel Gonçalves (Orquestra Municipal de Uberaba).
A Violoncelada Peirópolis é realizada pela ArtCello Produção Cultural, sob idealização e direção artística de Kayami Satomi, professor de violoncelo da Universidade Federal de Uberlândia. Além da Fundação Cultural de Uberaba, eles contam com a parceria da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Associação dos Amigos do Sítio Paleotológico de Peirópolis, Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, Prefeitura Municipal de Uberaba, Pousada Dona Ilza, Restaurante Estação Peirópolis, Restaurante e Choperia Caçarola do Dino, Espaço Arte Café Sorveteria, Casa do Turista de Peirópolis, Laura Millya Arte e Fotografia, UDI CelloEnseble, Curió e Dexigngráfico.


“ARRAIÁ” UNE SOLIDARIEDADE E RESGATE CULTURAL DAS FESTAS JUNINAS
E nem só de pecuária vive a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu/ABCZ.
Parque Fernando Costa receberá dia 23 de junho a festa beneficente “De A a Z – Arraiá da ABCZ” – evento que pretende reunir solidariedade e resgate cultural. Realizada pela ABCZ, em parceria com a Fundação Cultural de Uberaba, a festam junina vai custar um quilo de alimento, podendo ser arroz, leite ou óleo.
Os ingressos podem ser trocados na sede da Fundação Cultural, que fica na praça Rui Barbosa, 356, ou no setor de Marketing da ABCZ.
Público também terá a opção de pagar R$ 20 por uma mesa com quatro cadeiras, que pode ser reservada na sede da ABCZ. Importante destacar que todas as arrecadações serão revertidas à Associação de Acolhimento ao Idoso Anjos do Bem e à Casa dos Idosos Cantinho da Paz.
Zebu - Arte e Cultura no Parque
O ‘arraiá’ da ABCZ é uma das ações desenvolvidas pelo projeto ‘Zebu: Arte e Cultura no Parque’, lançada durante a 83ª ExpoZebu, com o objetivo de desenvolver ações e eventos culturais no Parque Fernando Costa.

PARCELAMENTOS SÃO FEITOS NA SEDE DA ACIU (FOTO: DIVULGAÇÃO/ACIU)
Em tempo de crise...
1,6 MIL ACERTARAM PARCELAMENTOS NA ANISTIA FISCAL OFERECIDA PELA PREFEITURA DE UBERABA 
Com cerca de R$ 270 milhões de dívida ativa para receber, a prefeitura dá descontos de 80% e 90% nos juros e multas. Negociações vão até 5 de julho 
Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual/Pace da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba/Aciu fechou 1,6 mil acordos com contribuintes devedores da Prefeitura de Uberaba. Informação foi divulgada pela entidade, um mês após ter iniciado sua participação nas negociações.
Anistia fiscal oferecida pelo governo municipal para os contribuintes em dívida com os cofres municipais oferece redução de juros e multas para quem quiser regularizar a situação - 80% de redução para pagamento em até 41 parcelas, a 90% para pagamento à vista. Não podem aderir ao programa os cidadãos que possuem dívidas já em fase de cobrança judicial e dívidas administrativas.
Para quem optar por parcelar a dívida, o acordo está sendo feito (exclusivamente) na sede da Aciu (avenida Leopoldino de Oliveira, n° 3.433), através do Pace, que tem a parceria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais/TJMG.
O contribuinte que optar pelo pagamento à vista deve acessar o site da Prefeitura de Uberaba e imprimir o boleto (http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/principal).

MINISTRO HERMAN BENJAMIN
TSE DECIDE CONTRA CASSAÇÃO DA CHAPA DILMA/TEMER
Às 20h03 de 09/06/2017 o presidente do Tribunal Superior Eleitoral/TSE, ministro Gilmar Mendes, começou a votar no julgamento da chapa Dilma/Temer. Neste momento o placar era de 3 x 3. Nas mãos dele a decisão final sobre o pedido de  cassação da chapa vencedora de 2014, formada por Dilma Rosseff (PT) - impeachmada, e Michel Temer (PMDB) - que a substituiu.
Às 20h26 Gilmar Mendes deu o veredito contra a cassação. Desta forma, Temer continua no cargo - em que pese ele ainda ser alvo de várias tentativas de tirá-lo da presidência da República, incluindo pedidos de impeachment no Congresso Nacional.
Empate
A favor da cassação, Rosa Weber deu o 6º voto, empatando o julgamento. Antes dela votaram Luiz Fux (também a favor da cassação); Tarcísio Neto, Admar Gonzaga e Napoleão Maia – contra a cassação.
O 1º voto
Após quatro horas lendo seu voto (no quarto dia), o relator do julgamento da chapa Dilma/Temer, ministro Herman Benjamin, concluiu pela cassação. "Meu voto é pela cassação da chapa presidencial eleita em 2014, pelos abusos que foram apurados nesses quatro processos", disse ele.
---------------------



Nenhum comentário:

Postar um comentário