5 de junho de 2017

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

LIDERANÇAS EM ASCENSÃO - ADOLESCENTES ELEITOS PARA COMANDAR GRÊMIOS
ESTUDANTIS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE UBERABA RECEBEM CERTIFICADO
DE POSSE E POSAM PARA  FOTO AO LADO DOS SEUS PRINCIPAIS INCENTIVADORES,
O PREFEITO PAULO PIAU, O VICE, JOÃO GILBERTO RIPPOSATI (PSD) E A TITULAR DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, SILVANA ELIAS
(FOTO: NETO TALMELI/SECRETARIA ESPECIAL DE COMUNICAÇÃO)
O FUTURO É AGORA
Sem dúvida um dos projetos mais importantes do atual governo municipal de Uberaba, a valorização dos grêmios estudantis teve novo desdobramento esta semana. Nada menos do que eleitos de 30 escolas municipais receberam certificado de posse – e de quebra participaram de evento em que os temas em destaque foram cidadania, democracia, diálogo, respeito e participação.
Não precisa ser super-herói para mudar o mundo. Mudar o mundo é fazer a diferença em favor de uma escola melhor”, refletiu o palestrante, professor Rodrigo Carvalho, que abordou o “Protagonismo juvenil, um mundo melhor é possível”.
A secretária de Educação, Silvana Elias, destacou a grande participação feminina na disputa e na eleição para presidentes de grêmios. Segundo ela, isso é uma indicação de que a luta das mulheres por mais participação na política e nos cargos de comando de um modo geral pode se consolidar, breve.
Apostamos no trabalho de vocês” – disse o prefeito Paulo Piau (PMDB), lembrando que iniciou sua primeira gestão em 2013 com apenas dois grêmios, e hoje são 30. “Esse é o caminho e vocês são peça importante para o futuro da Nação” – ressaltou.

COMEMORANDO - REITORA DA UFTM, ANA LÚCIA DE ASSIS SIMÕES, E O SUPERINTENDENTE
DO HOSPITAL DE CLÍNICAS, LUIZ ANTÔNIO PERTILI RODRIGUES DE RESENDE, VISITAM A
1ª PACIENTE DE TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA DA INSTITUIÇÃO
(FOTO: JOÃO PEDRO VICENTE/HC-UFTM)
Avanço
HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UFTM REALIZA 1º TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA
O transplante é do tipo autogênico, em que a própria pessoa é doadora das células-tronco. Com isso, o hospital se prepara para ser credenciado para realizar transplantes alogênicos
Passa bem a paciente submetida ao primeiro transplante de medula óssea no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM – com sede em Uberaba.  Moradora na cidade, a paciente de 43 anos faz tratamento contra um linfoma - câncer que tem origem no sistema linfático.
Unidade de Onco-Hematologia HC-UFTM constatou que o processo de enxertia foi bem-sucedido, com a elevação da contagem de leucócitos no sangue periférico indicando que a medula está instalada e funcionando.
Ela foi submetida a um transplante autólogo - em que o próprio indivíduo é doador das células-tronco a serem infundidas, com o intuito de tratar doenças como mieloma múltiplo, linfomas e tumores sólidos.
HC/UFTM se prepara para dar  início aos preparativos para o segundo transplante, neste caso, em um homem de 50 anos, morador de Araxá/MG, que faz tratamento contra mieloma múltiplo.
Hospital de Clínicas foi credenciado pelo Ministério da Saúde para realizar transplantes autogênicos de medula óssea em agosto de 2015, fazendo com que Uberaba se tornasse um centro pioneiro de transplante de medula no interior de Minas Gerais – no estado, o serviço é oferecido apenas em hospitais de Belo Horizonte e Juiz de Fora.
Desde então, aconteceu a compra de equipamentos, insumos e mobiliário para atender à nova demanda. Foi um processo demorado devido aos trâmites licitatórios. Após dois anos realizando transplantes autólogos, o hospital poderá ser credenciado para realizar transplantes alogênicos, considerados de maior complexidade e caracterizados pelo uso de material de um doador com ou sem vínculo familiar com o receptor, para tratar, por exemplo, as leucemias agudas.

FAMÍLIA - MIRALDA DIAS COORDENA O ÚNICO PROJETO DE MINAS
FINALISTA EM PREMIAÇÃO NACIONAL
(FOTO: NETO TALMELI)
Família em destaque
PROJETO DE UBERABA É ÚNICO DE MINAS ENTRE FINALISTAS DO PRÊMIO CNMP 2017
Premiação foi criada pelo Conselho Nacional do Ministério Público para reconhecer e divulgar os programas que mais se destacam 
Projeto formatado em Uberaba está entre os 27 finalistas do Prêmio CNMP 2017 – principal homenagem do Conselho Nacional do Ministério Público aos programas que mais se destacaram na concretização e alinhamento do Planejamento Estratégico Nacional do MP.
Único de Minas Gerais entre os finalistas, o projeto Implantação das Oficinas de Parentalidade concorre pela categoria Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional e é coordenado pela promotora de Justiça de Família de Uberaba, Miralda Dias Dourado de Lavor.
Nada menos do que 414 projetos – considerados de sucesso, de todo o Brasil, foram avaliados pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP), e apenas 27 passaram para a fase final.
São nove categorias - cada uma com três projetos na disputa pelo primeiro lugar: Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional, Defesa dos Direitos Fundamentais, Transformação Social, Indução de Políticas Públicas, Redução da Criminalidade, Redução da Corrupção, Comunicação e Relacionamento, Profissionalização da Gestão e Tecnologia da Informação.
Os vencedores serão conhecidos dia 2 de agosto, durante a solenidade de abertura do 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público.
Integram a Comissão Julgadora desta edição 2017 os conselheiros do CNMP, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), as associações de classe do MP, as escolas do MP, representantes da comunidade acadêmica, do Poder Judiciário, do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, do Ministério dos Direitos Humanos, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de organizações dos movimentos sociais, de organizações não-governamentais e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

A PROMOTORA
Miralda Dias Dourado de Lavor é promotora de Justiça de Família em Uberaba e integra a diretoria do Instituto Brasileiro de Direito da Família – o IBDFAM, uma entidade técnico-científica sem fins lucrativos reconhecida pelo Ministério da Justiça como de utilidade pública federal, e que tem o objetivo de desenvolver e divulgar o conhecimento sobre o Direito das Famílias, além de atuar como força representativa nas questões pertinentes às famílias brasileiras.

O PROJETO
Texto: Entrevista Miralda Dias
Veículo: Jornal da Manhã
Oficinas de Parentalidade foram implantadas na comarca de Uberaba em novembro de 2014, visando à implementação de uma política pública e gratuita de prevenção e resolução de conflitos, conforme recomendado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na Recomendação nº 50/2014, com a finalidade de transmitir aos pais, técnicas apropriadas de comunicação na família, ensinamentos a respeito das consequências que os conflitos proporcionam aos filhos, informações legais sobre alienação parental, guarda, visitas e alimentos. Objetivo é instrumentalizar as famílias que enfrentam conflitos jurídicos relacionados ao divórcio ou à dissolução da união estável, nos quais vários ajustes e mudanças pessoais ocorrem. A participação na Oficina pretende auxiliar o casal a criar uma efetiva e saudável relação parental junto aos filhos. Objetiva ainda prevenir o abandono afetivo e alienação parental na medida em que busca conscientizar os pais de que é importante para a criança conviver com ambos.


O "GOLPISTA/ILEGÍTIMO" E A "IMPEACHMADA" - CENA DA CERIMÔNIA DE POSSE PARA
O PRIMEIRO MANDATO, EM 1º DE JANEIRO DE 2011, COM APOIO DO ENTÃO PRESIDENTE LULA (PT)
(FOTO: ALAN MARQUES, FOLHAPRESS)
Crise política
COM EXIBIÇÃO AO VIVO, TSE COMEÇA A JULGAR CHAPA DILMA/TEMER
Se nenhum ministro pedir vistas do processo, julgamento será concluído dia 8
Tribunal Superior Eleitoral/TSE começa a julgar neste dia 06/06/2017, terça-feira, a partir das 19h, a denúncia de que a chapa presidencial vencedora das eleições de 2014 cometeu abuso de poder econômico e político durante a campanha. Encabeçada por Dilma Rousseff (PT) – afastada por impeachment, mas ainda com os direitos políticos preservados, a chapa se destaca muito mais pelo ocupante do cargo de vice-presidente, na época Michel Temer (PMDB), hoje substituto de Dilma.
Também se destaca o fato de a denúncia ter sido apresentada pelo PSDB do então segundo colocado, agora senador afastado Aécio Neves. O PSDB integra a base aliada de Michel Temer e aguarda uma definição do TSE para decidir se permanece ou abandona o barco.
Os sete ministros tiveram que analisar um processo com cerca de 8.000 páginas, incluindo depoimentos e documentos, e na hipótese mais radical, podem cassar o presidente Michel Temer e tornar inelegível a ex-presidente Dilma Rousseff.
Sessões plenárias serão transmitidas ao vivo pela TV Justiça. Nos dias 6 e 7 de junho, as sessões serão às 19h, e no dia seguinte, quinta-feira, haverá duas sessões: às 9h e às 19h.

SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL,
MARCO TÚLIO CURY 
SOLIDARIEDADE
Campanha do Agasalho movimenta Uberaba
Campanha do Agasalho 2017 de Uberaba já arrecadou mais de 23 mil peças, e continua até dia 30 de junho.
À frente do movimento estão a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Social, que esperam arrecadar mais de 58 mil peças de roupas e cobertores – número de 2016.
Arrecadação será doada a instituições não-governamentais e famílias cadastradas nos Centros de Referência da Assistência Social/Cras. Mais informações pelo telefone (34) 3331-2433.
Postos de arrecadação
Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba; TV Integração/Globo; Câmara de Vereadores; 4º Batalhão de Polícia Militar; Supermercados Zebu Carnes e Bretas; Mercado Municipal; Fundação Municipal de Esporte e Lazer; Secretaria Municipal de Saúde; Companhia de Desenvolvimento de Informática/Codiub; Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba/Codau; Fundação de Ensino Técnico Intensivo/Feti; Casa dos Conselhos; Unidade de Atenção ao Idoso/UAI; Instituto de Ensino Superior/Unimig; Centro Brasileiro de Cursos/Cebrac; Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor/Procon; Centros de Referência de Assistência Social/CRAS Abadia, Residencial 2000, Morumbi, Tutunas, Polo I e Vila Paulista; Centros de Referência Especializado de Assistência Social/CREAS.

ADEFU NO PÓDIO - POLIANA SOUSA É MEDALHISTA DE OURO NO CIRCUITO NACIONAL CAIXA
ADEFU FAZ BONITO NA 1ª ETAPA NACIONAL DO CIRCUITO LOTERIAS CAIXA
Atletas da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu)  se destacam na 1ª etapa nacional do atletismo, natação e halterofilismo do Circuito Loterias Caixa, realizado dias 2, 3 e 4 de junho, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
A jovem Raissa Rocha Machado conquistou duas medalhas: ouro no lançamento de disco (F56) e prata no lançamento de dardo (F56).
Poliana Fátima Sousa de Jesus conquistou outras duas medalhas: ouro no lançamento de dardo (F54) e bronze no arremesso de peso (F54).
José Humberto Rodrigues foi ouro no lançamento de dardo (F54), e Kenned Batista Justino levou ouro lançamento de dardo (F55) e bronze no lançamento de disco (F55). Marcos Paulo Caria foi o 2º colocado em lançamento de disco (F52).

OS ENGENHEIROS FELIPE CARVALHO E ELEIÇON MARIANO E JOHN SINDEN (NO CENTRO)
Workshop coloca Uberaba no centro mundial de negócios de fertilizantes
Os mais destacados professores e doutores na área de fertilizantes estão reunidos em Uberaba para o 5º Workshop Brasileiro de Fertilizante, que acontece a partir do dia 07/06, com início às 8h, e se estende até dia 9, sexta-feira, no Centro de Cultura José Maria Barra.
Entre os participantes destaca-se o inglês John Sinden, reconhecido como uma das maiores autoridades em processos da indústria de fertilizantes do mundo. Com mais de 50 anos de experiência no setor, Sinden foi  responsável pelo projeto básico do processo e estudos de viabilidade para projetos de granulação na Turquia, Chipre, Polônia e antiga Iugoslávia.
Engenheiro Eleiçon Mariano de Almeida, presidente do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro - parceiro do evento pela segunda vez consecutiva, lembra que Uberaba estará no centro dos negócios de fertilizantes do mundo.
Além de promover debates sobre tecnologias e mercado do setor agroindustrial, o evento proporciona a interação entre o meio acadêmico discente e docente, a iniciativa privada e as instituições de fomento de pesquisa e inovação tecnológica - diz o engenheiro e empresário Felipe Carvalho, que ao lado de Eleiçon lidera a comissão organizadora do workshop.

SERVIÇO
5º Workshop Brasileiro de Fertilizante
Dias: 7, 8 e 9 de junho de 2017
Local: Centro de Cultura José Maria Barra/Uberaba (MG)
Programação: http://www.cefert.feq.ufu.br/5WBF/programacao.html
Adquira seu ingresso: http://www.ingressolive.com.br/5wbf
Realização: JSA-John Sinden Associados, IEATM-Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro e CEFert-Centro de Excelência em Fertilizantes

LÍDER DO PSD DIZ QUE PIB É UM ALENTO EM MEIO À PIOR CRISE
Mergulhado na pior crise de sua história, o Brasil teve finalmente, o que comemorar” – destacou o líder do PSD na Câmara, membro e ex-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária/FPA, deputado federal Marcos Montes (MG), em sua coluna semanal publicada no site.
Ele se refere ao 1º crescimento do Produto Interno Bruto/PIB após oito quedas consecutivas. Segundo ele, apesar dos pesares que também atingiram o setor, a agropecuária demonstra, mais uma vez, que segura as pontas da economia brasileira, promovendo renda e empregos, além de divisas para o país.
Agropecuária foi o carro-chefe do PIB, registrando sua maior expansão ao longo dos últimos 20 anos. Cresceu mais de 13% em relação ao trimestre anterior, sendo o maior crescimento desde 1996. Segundo o IBGE, soja, milho, arroz e fumo respondem, juntos, por cerca de 50% do peso da agropecuária do país, e estão provocando uma estimativa muito boa para 2017, principalmente o milho, que tem expectativa de aumento de quase 47%.
Ainda na coluna, o líder do PSD e ex-presidente da FPA ressalta sua “alegria e a honra de encerrar a gestão na FPA, no final de 2016, com duas prioridades em pleno avanço”: a abertura de um canal de comunicação entre o campo e a cidade e o reconhecimento por parte do governo federal. “Assumi a FPA acreditando que, todo e qualquer avanço do colegiado em defesa da agropecuária brasileira, teria que passar, obrigatoriamente, por elas” – ressaltou.
------------------



Nenhum comentário:

Postar um comentário